Vitor Roque é eleito quinto jogador mais promissor do mundo

Compartilhe

Em estudo de instituto internacional de pesquisa esportiva, Roque ficou à frente de Endrick, Moukoko e Santiago Balde

Vitor Roque foi eleito quinto jogador mais promissor do mundo em levantamento publicado nesta quarta-feira (26). Na frente de destaques mundiais como Endrick, Moukoko – do Borussia Dortmund – e Santiago Balde – do Barcelona, Roque somou números expressivos em categorias que medem, numa síntese, o potencial de cada jogador baseado na experiência já mostrada em campo.

Estudo do Observatório de futebol do Centro internacional de estudos esportivos (CIES, em inglês) combina tempo em campo, nível das competições jogadas e dos times adversários para medir um Capital de Experiência, que promete projetar o potencial de cada jogador. Apenas partidas nos últimos 365 dias foram levadas em consideração.

Vitor Roque ficou atrás apenas de nomes como o espanhol Gavi, vencedor do prêmio Golden Boy, que credita o melhor jogador sub-23 da temporada no mundo, do inglês Jude Belligham, titular do meio campo inglês na Copa do Mundo, de Marcos Leonardo, do Santos, e de Antônio Silva, destaque do Benfica que parou nas quartas de final da Champions League.

Atacante do Atheltico é o mais jovem entre os cinco primeiros colocados e teve partidas em Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores levadas em consideração – não disputou a Copa do Brasil pelo Athletico em 2022. No período, Roque teve sete gols e duas assistências em 36 partidas, além de atuações históricas contra Libertad e Estudiantes na Libertadores.

Nesse ano já são cinco gols e duas assistências em 12 partidas pelo Furacão, além dos seis tentos anotados no Sulamericano sub-20 pela Seleção Brasileira. Joia atleticana já acumula convocação com a amarelinha para o time principal e volta a campo, com toda a delegação do Athletico, neste sábado (29), às 21h, contra o Atlético-MG pela terceira rodada do Brasileirão.

Veja também