Atacante depende de evolução durante a semana para poder ser relacionado contra o Vasco, no sábado (25), e completa dois meses de recuperação
O atacante Vitor Roque, do Athletico, voltou a treinar com bola na manhã desta segunda-feira (20) e trabalha para ganhar condições de jogo na reta final da temporada. Com lesão em dois tendões do tornozelo direito, jogador inicia transição nesta semana e pode estar disponível para a partida contra o Vasco, no próximo sábado (25).
A informação foi veiculada primeiro pela jornalista Monique Vilela.
Atacante passará por testes durante a semana e será monitorado pelo departamento médico e de fisiologia do Athletico para atestar possibilidade, ou não, de voltar a campo no final de semana. Roque ainda sente dores no tornozelo, mas tem evoluído bem – o Athletico tem quatro sessões de treino até a partida contra o Vasco.
Vitor Roque completa dois meses de recuperação de lesão nesta terça-feira (21), e havia destacado que gostaria de voltar a jogar pelo Athletico antes do final do ano, em entrevista ao jornal Mundo Deportivo: “Ainda quero jogar pelo Athletico, se tudo correr bem, acho que ainda vou jogar”.
Neste período, o Atheltico entrou em campo em 10 oportunidades – venceu em duas, empatou cinco partidas e perdeu outras três. Os 36,3% de aproveitamento conseguidos na sequência tiraram o Athletico da sexta posição, após a vitória por 2 a 1 contra o Internacional – jogo em que Roque se lesiona – para a sétima colocação, seis pontos fora do G-6.
Existe uma Vitor Roque-dependência?
Desde o início do Campeonato Brasileiro e até a data de sua lesão, em 21 de setembro, Vitor Roque esteve fora de apenas duas partidas pelo Athletico. Na primeira, derrota contra o Fortaleza por 1 a 0, jogo em que Wesley Carvalho utilizou time reserva.
Na segunda, estava convocado com a seleção brasileira sub-23, e perdeu a vitória do Athletico por 3 a 0 contra o Flamengo, no estádio Kleber de Andrade, em Cariacica-ES. Desde então, em 10 partidas sem entrar em campo, aproveitamento de 36,6%, como mencionado.
No geral, quando Roque não esteve em campo, o Athletico conquistou 38,8% dos pontos que disputou. Dependência se intensifica quando leva-se em conta o número de 27 participações diretas em gol do atacante, o que representa 25%, ou 1/4 dos gols marcados do Athletico na temporada.
Vitor Roque teve 13, ou seja, metade de suas participações em gol no ano quando comandado pelo técnico Wesley Carvalho, em 16 jogos. Nesta sequência, o Athletico teve média de 1,5 gol marcado por jogo. Nas 10 partidas que seguiram sem a presença do atacante, apenas 10 gols marcados – o Athletico deixa de marcar um gol a cada duas partidas sem Vitor Roque em campo.
Com o atual treinador, Roque só não participou diretamente de gols nas partidas contra Flamengo, derrota por 2 a 0 pela Copa do Brasil, Cruzeiro, empate em 3 a 3, Santos, empate em 1 a 1 em que foi poupado e jogou apenas 26 minutos e Cuiabá, em vitória por 2 a 0.
O Athletico enfrenta o Vasco, no sábado (25), às 19h30
O técnico Wesley Carvalho define se utilizará, ou não, o atacante Vitor Roque na sexta-feira (24), data do treino apronto do Athletico para a partida. O Furacão ainda conta com quatro sessões de treinamento na semana.