Visitando o Palmeiras, Athletico vence o líder do Brasileiro por 2 a 0 em partida de estratégia tática
Mostrando que está muito longe de estar ‘ultrapassado’, Felipão deu aula de como enfrentar um adversário que ele conhece muito bem, o Palmeiras. No Allianz Parque, o Furacão entrou em campo com uma boa estratégia traçada pelo técnico para frear o líder do Campeonato Brasileiro e o Athletico garantiu a vitória por 2 a 0.
Com ataque jovem formado por Vitor Roque, Canobbio e Rômulo, o time teve bastante velocidade nos contra-ataques e deu trabalho para o Palmeiras. No meio campo, Hugo Moura ficou responsável por anular Raphael Veiga e Vitor Bueno colado em Danilo não deixou que o time paulista conseguisse ter todo o conhecido poderio. Além disso, Bento, em uma noite iluminada, também garantiu que nenhuma finalização entrasse para o gol.
E quis o destino brincar de trocadilho. Na VITÓRia atleticana, os dois gols foram feitos pelos VITORs do time. Vitor Roque, aos 36′ do primeiro tempo, aproveitou a bola tocada de cabeça por Rômulo no meio da área e, de joelho, mandou pra rede. Já o gol de Vitor Bueno veio ainda no início do segundo tempo. Em mais um contra-ataque em velocidade, Vitor Roque aproveitou o erro de passe adversário, roubou a bola, disparou em direção à área e tocou pra Rômulo. O atacante bateu de primeira e a bola bateu na mão de Piquerez. O VAR acionou a arbitragem, que marcou o pênalti. Vitor Bueno foi para a bola e bateu com segurança.
Com um time inicial com cinco mudanças nos jogadores que vinham sendo titulares, Felipão aproveitou o segundo tempo para fazer mais mudanças. Hugo Moura, Vitor Bueno, Canobbio, Rômulo e Vitor Roque deram lugar para Léo Cittadini, Christian, Pedrinho, Marcelo Cirino e David Terans. A estratégia defensiva funcionou. Apesar da grande pressão que o Palmeiras exerceu durante todo o segundo tempo, ainda mais depois das substituições, o rubro-negro soube se segurar e garantir a vitória. Já nos acréscimos, Terans ainda teve a chance de avançar sozinho com perigo para a área adversária, tendo que ser derrubado por Gabriel Menino, que foi expulso.
A atuação do time misto impressionou e reafirmou a boa fase do Furacão. Mais três pontos, a soma agora é de 27 e o segundo lugar na tabela. Agora a equipe vai ainda mais confiante para enfrentar o Libertad no Paraguai, pela Libertadores, nessa terça (5), às 21h30.
Confira os melhores momentos da partida:
Ficha técnica: Palmeiras 0x2 Athletico
Campeonato Brasileiro 2022: 15ª rodada
Data: 02/07/2022
Horário: 21h
Local: Allianz Parque
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Alex dos Santos (SC) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Quarto árbitro: Vinícius Furlan (SP)
Árbitro de vídeo: Wagner Reway (PB)
Palmeiras: Weverton; Mayke (Gustavo Garcia, aos 25′ do 2º tempo), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo (Gabriel Menino, aos 25′ do 2º tempo), Zé Rafael (Gabriel Veron, aos 15′ do 2º tempo) e Raphael Veiga (Atuesta, aos 15′ do 2º tempo); Scarpa, Dudu e Rony (Rafael Navarro, aos 15′ do 2º tempo). Técnico: Abel Ferreira
Cartão amarelo: Piquerez
Cartão vermelho: Gabriel Menino, aos 45′ do 2º tempo
Athletico: Bento; Orejuela, Pedro Henrique, Matheus Felipe e Abner; Erick, Hugo Moura (Léo Cittadini, aos 27′ do 2º tempo) e Vitor Bueno (Christian, aos 32′ do 2º tempo); Canobbio (Pedrinho, aos 27′ do 2º tempo), Vitor Roque (David Terans, aos 41′ do 2º tempo) e Rômulo (Marcelo Cirino, aos 41′ do 2º tempo). Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Vitor Roque, aos 36′ do primeiro tempo; Vitor Bueno, aos 12′ do segundo tempo
Cartões amarelos: Pedro Henrique e Abner