Rubro-negro sofre virada no segundo tempo e soma quatro jogos sem vitória no Brasileirão
O Athletico perdeu para o Vasco da Gama por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (26), em São Januário. A partida foi válida pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024. O time de Martin Varini saiu na frente com Gabriel mas sofreu a virada na segunda etapa. Ao final do jogo ainda teve confusão entre os jogadores e um segurança do Vasco. Com o resultado, o rubro-negro estaciona nos 29 pontos e cai para a décima posição, sendo ultrapassado pelo próprio Vasco.
Primeiro tempo
O começo do primeiro tempo foi de um jogo muito estudado, com os dois times procurando uma brecha na defesa adversária. Nesse ponto, o Athletico foi mais eficiente, e abriu o placar aos 23 minutos. Em troca de passes ao redor da área cruzmaltina, Nikão tocou para Gabriel vindo de trás, o volante engatilhou e bateu rasteiro tirando do goleiro Léo Jardim.
Após o gol, o Vasco saiu mais para o jogo e teve a melhor chance em cabeceio de Vegetti que foi desviado por Thiago Heleno antes de acertar o travessão. O Furacão teve outra grande oportunidade com Canobbio, parando em um milagre de Leo Jardim
Segundo tempo
Os donos da casa voltaram melhor para o segundo tempo, criando mais chances e dando trabalho principalmente para o lado direito da defesa atleticana. O gol de empate saiu em contra-ataque, Kaique Rocha e Gabriel não conseguiram parar a jogada e a bola sobrou para Rayan que tocou para Emerson Rodríguez. O atacante invadiu a área, tirou Thiago Heleno e bateu no canto de Leo Linck.
A virada poderia ter saído com um voleio de Hugo Moura, mas o juiz entendeu que houve interferência de Vegetti – que estava impedido – no meio da jogada. Mas o gol anulado não fez falta, aos 41 minutos Payet abriu a bola na esquerda para Leandrinho cruzar na área, Vegetti ganhou de Thiago Heleno e colocou de cabeça no contrapé de Leo Linck, dando números finais a partida.
A partida desta segunda serviu como prévia para o próximo desafio do Athletico. A equipe de Martin Varini volta a enfrentar o Vasco em São Januário na quinta (29), às 20h. Dessa vez no primeiro jogo das quartas de final da Copa do Brasil.
O rubro-negro volta a campo pelo Brasileirão no domingo (31) contra o Palmeiras, na Ligga Arena. A bola rola às 18h30.
Melhor em campo – Vegetti. O pirata não se omitiu, saindo da referência para ajudar na construção das jogadas. Das chances que teve, fez o gol da vitória do cruzmaltino.
Pior em campo – Thiago Heleno. Não era o dia do general. Começou bem mas acabou envolvido nos dois gols vascaínos, no primeiro sofreu o drible e não conseguiu bloquear o chute de Rodríguez e no segundo perdeu a disputa aérea com Vegetti
Destaque – Numa partida que teve o primeiro gol de Gabriel pelo Athletico, e a estreia de Praxedes com a camisa rubro-negra, o destaque ficou por conta da confusão entre os jogadores depois do apito final. A briga foi iniciada por um segurança do Vasco da Gama, que tentou agredir jogadores atleticanos. O árbitro reviu as cenas ainda em campo no monitor do VAR e expulsou o lateral Fernando, pego nas imagens em uma tentativa de soco.
Ficha técnica: Vasco da Gama 2 x 1 Athletico
- Campeonato Brasileiro 2024 – 24ª rodada
- Data: 26/08/2024 (segunda-feira)
- Horário: 21h
- Local: Estádio São Januário, Rio de Janeiro/RJ
- Público pagante: 16.433
- Público total: 16.775
- Renda: R$ 841.135,00
- Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro
- Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor e Michael Stanislau
- Quarto árbitro: Jean Marcel Latorraca Ferreira
- VAR: Daiane Caroline Muniz Dos Santos
Vasco: Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Maicon e Lucas Piton; Hugo Moura, Matheus Carvalho e Payet (Sforza); Adson (Rayan), Emerson Rodríguez (Leandrinho) e Vegetti.
Técnico: Rafael Paiva.
Gols: Emerson Rodríguez (23’/2T) e Vegetti (41’/2T).
Cartões amarelos: Matheus Carvalho.
Athletico: Léo Linck; Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick e Gabriel (Felipinho); Christian e João Cruz (Cuello); Nikão (Praxedes), Canobbio (Julimar) e Mastriani (Di Yorio).
Técnico: Martín Varini.
Gol: Gabriel (23’/1T).
Cartões amarelos: Thiago Heleno e João Cruz.
Cartão vermelho: Fernando.