Volante marcou o gol solitário do Athletico contra o Vasco, em derrota por 2 a 1, e voltou às redes após quase três anos. Gabriel se destaca no elenco
O volante Gabriel voltou a marcar na carreira após dois anos, nove meses e cinco dias em derrota do Athletico contra o Vasco por 2 a 1. A última vez que meio campista foi às redes havia sido em clássico paulista vencido pelo Corinthians, contra o Santos, por 2 a 1. Gabriel, que ganha titularidade após lesão de Fernandinho, encontrou bonito chute rasteiro de perna direita para abrir o placar.
“Eu fico muito feliz pelo gol, o Athletico me estendeu as mãos em um dos momentos mais difíceis da minha carreira”
Gabriel, sobre voltar a marcar após quase três anos, ao Sportv
Antes de reforçar o Furacão, Gabriel passou por grave lesão ligamentar no joelho, quando ainda no Internacional. Passou por recuperação, perdeu espaço, e reforçou o Athletico em abril por empréstimo até o final de 2024. Na temporada, são 15 jogos com um gol marcado e uma assistência, contra o Bragantino na Copa do Brasil.
Mesmo com vínculo que se encerra em dezembro, jogador deseja permanecer no clube em 2025, como pôde saber a Trétis. Alto salário, porém, pode ser impeditivo. Gabriel assumiu papel de liderança desde que chegou ao clube e é visto internamente desta maneira pela conversa constante com os mais jovens e a responsabilidade em momento importante, como noticiou o jornalista Tiago Marchezini.
Ótimos números destacam Gabriel no Athletico
Chute que rendeu tento contra o Vasco foi apenas o sétimo do volante pelo Brasileirão 2024. Destes, dois poderiam dar resultado melhor ao Athletico, contra Bragantino (derrota por 1 a 0) e Juventude (derrota por 2 a 1), mas batidas da entrada da área foram para fora.
Questionado pela reportagem, Gabriel comentou finalizações: “Acho que temos que ter um capricho maior lá na frente. Contra o Bragantino tive a chance no final do jogo, era uma bola mais rolada para a entrada da área e bati por cima. Hoje (após partida contra o Juventude) foi mais um bate rebate, ela acabou sobrando e tive a chance de bater, tentei só colocar, tinha muita gente na frente. São oportunidades em que temos que melhorar neste refino final.
Em números mais característicos da posição, Gabriel se destaca. Jogador acerta mais de 50 passes por jogo (91%) e mais de 30 no campo adversário, com 92% de aproveitamento no meio campo de ataque. Volante ainda tem altos índices no acerto de bolas longas (76%) e de passes quando pressionado (86%).
Jogador é questionado pelo excesso de passes para lado, que não ganham campo para o Athletico, mas não é o que os números mostram. Volante é segundo colocado no elenco do Furacão quando se fala na estatística de passes progressivos (passes certos que percorrem mais de dez metros para frente, ou qualquer passe para dentro da área) com média de 8.92 a cada 90 minutos jogados. Fernandinho lidera número, com 9.87 passes progressivos a cada 90 min.
Defensivamente, Gabriel recupera quase seis bolas por partida e lidera quesito entre os meio-campistas do elenco do Athletico no Campeonato Brasileiro.