É o décimo quinto gol sofrido em retas finais de partidas no ano do centenário do Athletico, que poderia ter praticamente escapado do rebaixamento
É a sina do centenário do Athletico. Aos 47 minutos do segundo tempo, Gamarra espanou dentro da grande área e Biel marcou para o Bahia empatar o jogo, após abertura de placar com gol de Nikão. Se vencesse, o Furacão iria a 43 pontos e estaria praticamente a salvo do rebaixamento. Agora, com 41 somados, enfrenta Fluminense e Bragantino em posição confortável, mas não aliviado.
É o décimo quinto gol sofrido na reta final das partidas em 2024.
Primeiro tempo morno
Como é quase regra nos jogos do Athletico fora de casa com Lucho González, jogo foi pouco emocionante, como uma definição generosa. O Furacão apostava numa defesa sólida para contra atacar, mas pouco conseguiu e não gerou chance dessa maneira. Com o ponta direita Ademir bem acionado, o Bahia teve seis chegadas de mais perigo e encontrou um seguro Mycael um impeditivo para balançar a rede. O cruzamento de Esquivel para a batida de Nikão por cima, aos 21 minutos, foi a única chegada rubro-negra, na única jogada em que conseguiu avançar no campo com a bola no pé.
Segundo tempo de aplicação, em vão
Postura se manteve e o Athletico seguiu apostando no bloco baixo. O Bahia criava chances e chegou a ficar frente à frente com Mycael, que teve enorme atuação e conseguiu evitar que o gol saísse em grandes chances criadas. Cansado por tanta aplicação defensiva, o Athletico não conseguia contra atacar e fez seu gol quando manteve, pela segunda vez em 16 minutos, a posse da bola. A individualidade de Cuello apareceu e o passe para trás foi perfeito – Nikão, de primeira, colocou na rede.
Como fica pro Athletico?
Com o empate, o Athletico vai a 41 pontos e assume a décima terceira colocação, que dá vaga à Copa Sul-Americana de 2025. Comandados de Lucho González voltam a campo no próximo domingo (10, às 18h30, contra o Fluminense na Ligga Arena.
Melhor em campo: Mycael foi exigido durante todo o jogo e cresceu com isso. Defesas muito seguras totalizaram sete, cinco destas em batidas de dentro da grande área. Determinante para o resultado.
Pior em campo: Jean Lucas pouco conseguiu contribuir para o Bahia e saiu vaiado pelo torcedor, na Fonte Nova.
Destaque: Gol marcado pelo Athletico traz destaques estatísticos na décima terceira assistência de Cuello no ano e na sexta participação em gol de Nikão nos dez jogos sob o comando de Lucho González.
Confira sequência de eventos
- Primeiro tempo:
- 1′ – Falta batida na segunda trave passa com perigo com Ademir.
- 7′ – Nikão bate falta e Belezi desvia, para fora.
- 9′ – Cuello encontra Zapelli dentro da área. Meia acerta o gol, mas finaliza fraco.
- 10′ – Ademir ganha de Gamarra a finaliza cruzado para boa defesa de Mycael.
- 18′ – Gilberto chega no fundo e cruza. A bola sobra na entrada da área para Jean Lucas, que bate de perna esquerda para fora.
- 20′ – Ademir passa por Esquivel e cruza. A bola passa perigosamente pela defesa e Mycael consegue segurar.
- 21′ – Esquivel vai ao fundo e cruza forte, rasteiro. Nikão antecipa e bate de primeira por cima.
- 28′ – Cauly é lançado, passa por Belezi e Gamarra e ajeita para Everton Ribeiro, que bate fraco para a defesa de Mycael.
- 37′ – Lucho Rodriguez é lançado, faz o drible em Gamarra e cruza. Mycael defende.
- Segundo tempo:
- 2′ – Lucho Rodriguez bate falta no canto do goleiro para grande defesa de Mycael.
- 2′ – Jean Lucas bate forte de perna direita de fora da área para defesa firme do goleiro atleticano.
- 9′ – Lucho Rodriguez é lançado por Everton Ribeiro, toca de calcanhar e Cauly bate em cima de Mycael.
- 11′ – Jean Lucas recebe nas costas da zaga e pega mal na bola, frente à frente com Mycael.
- 12′ – Caio Alexandre toca de letra e coloca Gilberto na cara do gol. Mycael faz outra grande defesa.
- 13′ – Cruzamento da direita é desviado por Ademir e bola bate na trave esquerda.
- 16′ – GOL! Felipinho encontra Cuello, que vai para cima da marcação, chega no fundo e cruza para trás. Nikão bate rasteiro e vai na rede.
- 20′ – Lucho Rodriguez, frente à frente e na pequena área, bate fraquinho de perna direita para mais uma defesa de Mycael.
- 30′ – Batida de escanteio na primeira trave é desviada na área do Athletico. Léo Godoy, debaixo da trave, salvou de peito.
- 30′ – No contra ataque, Cuello encontra grande passe e Emersonn não consegue dominar dentro da grande área.
- 44′ – Emersonn é lançado e tenta bater na saída do goleiro Adriel, sem sucesso.
- 47′ – Biel aproveita bate rebate e empata o jogo.
Ficha técnica de Bahia 1 x 1 Athletico
- Bahia x Athletico
- 24/11/2024 – 16h
- Arena Fonte Nova
- Público total: 26.307
- Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (FIFA)-PE
- Auxiliares: Naílton Junior de Sousa Oliveira-CE e Francisco Chaves Bezerra Junior-PE
- VAR: Adriano de Assis Miranda-SP
- Gols: Nikão (16′ – 2° tempo), Biel (47′ – 2° tempo)
- Assistências: Cuello (16′ – 2° tempo)
- Cartões: Gabriel Xavier (50′ – 2° tempo)
- Escalação do Athletico: Mycael, Leo Godoy, Lucas Belezi, Mateo Gamarra e Lucas Esquivel; Felipinho (João Cruz), Gabriel e Zapelli (Christian); Nikão (Fernando), Cuello (Fernandinho) e Pablo (Emersonn). Técnico: Lucho González.
- Escalação do Bahia: Adriel, Gilberto (Biel), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Acevedo), Jean Lucas (De Pena), Cauly (Everaldo) e Everton Ribeiro; Ademir (Thiago) e Luciano Rodriguez. Técnico: Rogério Ceni.