Com Viveros suspenso, Alan Kardec começa como titular. Esquema com três zagueiros foi desmanchado e Aguirre passa a ser reserva depois de 11 jogos
Odair Hellmann fez alterações no Athletico para enfrentar o Amazonas na Arena da Baixada às 21h30 dessa segunda-feira (27). Sem vencer há quatro jogos, o esquema de 5-3-2 foi alterado para um 4-4-2, com Felipinho e Alan Kardec voltando ao time titular. Terán e Mendoza, suspensos no Atletiba da última rodada, também retornam como titulares.
Patrick, homem de confiança de Odair, começa no banco, assim como no jogo contra o Avaí, no qual sequer foi utilizado. Zapelli e Kevin Viveros cumprem suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo que ambos receberam na última rodada, e Lucas Esquivel e Renan Peixoto seguem em recuperação.
O Furacão está escalado com: Santos, Benavídez, Carlos Terán, Arthur Dias e Léo Dérik; Felipinho, Dudu, Leozinho e Mendoza; Julimar e Alan Kardec
LEIA TAMBÉM:

Relacionados
Goleiros: Carlos Eduardo, Mycael e Santos
Laterais: Benavídez, Fernando, Léo Dérik e Madson
Zagueiros: Aguirre, Arthur Dias, Carlos Terán e Léo
Meias: Dudu, Felipinho, Giuliano, João Cruz, Patrick e Raul
Atacantes: Alan Kardec, Julimar, Kevin Velasco, Leozinho, Luiz Fernando, Mendoza, Renan Viana
Escalação
Com a necessidade de vencer os cinco jogos restantes para manter viva a possibilidade do acesso, Odair aposta em uma escalação ofensiva. Abrindo mão da linha de três zagueiros, Aguirre vai ao banco após uma sequência de 11 jogos como titular no Brasileirão Série B. Terán será o titular pela direita e Arthur Dias pela esquerda.
Benavídez e Léo Dérik tendem a jogar com liberdade para chegadas ao terço final, principalmente com a escalação de Felipinho como primeiro volante, atuando em lances de perseguições longas e pressão pós-perda, mas também contribuindo na cobertura.
Dudu, também escalado como titular, joga como armador, mas menos recuado se comparado a Zapelli, que constrói como volante a enxergar o jogo de frente. Mendoza é o ponta esquerda, função que cumpriu contra o Avaí e fez bom jogo, encontrando Viveros para sofrer o pênalt.
Leozinho é o ponta pela direita. Começou como titular na mesma posição na vitória contra o Novorizontino, na Arena da Baixada, conduzindo de fora para dentro, buscando o passe com jogadores de costas para o gol adversário ou finalizando, jogando como um meia.
Alan Kardec retorna ao time titular depois de quase três meses. A última vez que esteve entre os 11 iniciais foi na derrota para o São Paulo por 2 a 1, no jogo de ida das oitavas de finais da Copa do Brasil. No mesmo jogo, perdeu uma grande chance e seu substituto, Kevin Viveros, entrou no jogo e marcou o gol do Athletico.
Julimar, que retornou de uma gastroenterite no jogo contra o Avaí, forma a dupla de ataque com Kardec. Com mais mobilidade, deve ser o segundo atacante, a ficar entre a linha de meio-campo e o centroavante, apoiando a construção e caindo pelos lados, como jogou Viveros no clássico, buscando o alvo na área.
Com bola, há a expectativa de um Athletico muito ofensivo por encarar um time que briga contra o rebaixamento e pela necessidade de vitória, compondo uma linha com seis jogadores na fase de ataque: os dois laterais subindo como alas, Mendoza e Leozinho no apoio por dentro e Julimar e Kardec fazendo uma dupla de ataque.
Peixoto, opção natural com a ausência de Kevin Viveros, segue lesionado, a possibilidade de retorno em duas semanas, para o confronto com a Ferroviária. Lucas Esquivel também segue em recuperação, e deve retornar no duelo contra o Volta Redonda, no dia 8 de novembro.