Furacão perde pelo segundo ano consecutivo para o Tricolor Gaúcho na Ligga Arena, dessa vez por 2 a 0
O Athletico perdeu para o Grêmio por 2 a 0 pela vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro. Furacão teve erros individuais que geraram primeiro gol, de Gustavo Martins, e um destaque negativo em lance do goleiro Léo Linck, que errou na saída de bola e contribuiu diretamente para o gol de Miguel Monsalve, segundo do jogo, e o resultado negativo. Por má atuação, Nikão foi vaiado.
Na primeira etapa, o Athletico, com 74% de posse e 7 finalizações, saiu perdendo. Com dois lances de ataque do Furacão no início da partida, o Rubro-Negro perdeu a bola, levou o contra-ataque e Gamarra cometeu falta, resultando no primeiro gol do Grêmio. Aos 17 minutos, após uma falta cobrada e boa defesa de Léo Linck, no rebote, Léo defendeu novamente, mas não conseguiu parar o terceiro arremate do Tricolor Gaúcho. De cabeça, Gustavo Martins abriu o placar na Arena Ligga.
Demorou apenas dois lances para o Athletico sofrer o segundo gol. Dessa vez, o Furacão saiu tocando a bola na defesa, Mateo Gamarra recuou para Léo Linck, que dominou tentando fazer um corte no atacante do Grêmio, mas se atrapalhou e perdeu a bola. O gol ficou aberto para Miguel Monsalve marcar o segundo. Aos 22 minutos, o Furacão sofreu o terceiro gol com um chute de fora da área, mas o árbitro marcou falta em cima de Gabriel e anulou o terceiro tento.
No segundo tempo, as substituições feitas pelo técnico Martín Varini ficaram em evidência. Ao retornar do intervalo, ele tirou Erick, Zapelli e Kaique Rocha e colocou Pablo, Cuello e Madson. Madson atuou como zagueiro durante toda a segunda etapa, ao lado de Esquivel e Gamarra. Além disso, Nikão, que havia sido vaiado no primeiro tempo, deixou o gramado para a entrada de Fernandinho. Neste momento, meia foi aplaudido pelos torcedores presentes.
Mário Celso Petraglia, presidente do Conselho Administrativo do clube, acompanhou a partida do camarote da diretoria atleticana, confira registro:
Como fica o Athletico na tabela?
Com a derrota, o Furacão foi à oitava posição, com 28 pontos somados. Agora, time comandado por Martin Varini está há sete pontos do G-6, colocado como objetivo do campeonato por Canobbio, em entrevista coletiva.
O Athletico se prepara para enfrentar o Bragantino fora de casa na quarta-feira (7), às 19h, no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. O rubro-negro retorna à Ligga Arena em 15 de agosto, diante do Belgrano, em jogo de ida das oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Melhor em campo – Edenilson, meio campista do Grêmio, foi muito dinâmico e quase marcou por duas vezes na segunda etapa, em batida de fora da área e em cobrança de falta.
Pior em campo – Nikão foi vaiado pelo torcedor do Athletico e aplaudido em gesto de gratidão, quando deixou o gramado, mas não pela atuação. Errou em algumas tentativas de virar o jogo e gerou lance que resulta no primeiro gol do Grêmio.
Destaque – A indecisão do torcedor atleticano sobre a atuação do meia Nikão. Vaiado em primeiro momento por parte considerável da baixada, depois aplaudido, meia sinalizou às arquibancadas em alguns momentos. Em zona mista, disse que o “verdadeiro atleticano” está com ele, e que é meio campista, não ponta, como foi utilizado.
Ficha técnica de Athletico 0 x 2 Grêmio
Ficha técnica: Athletico Paranaense 0x2 Grêmio
Campeonato Brasileiro 2024: 21ª rodada
Data: 04/08/2024 (domingo)
Horário: 16h
Local: Ligga Arena
Público total: 27.205
Público pagante: 26.339
Renda: R$ 1.080.700,00
Árbitro: Matheus Candançan (SP)
Assistentes: Daniel Marques (SP) e Schumacher Gomes (PB)
Quarto árbitro: Angleison Marcos (RO)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Dalonso (SC)
Athletico Paranaense: Léo Linck; Kaique Rocha (Madson, no intervalo), Gamarra e Esquivel; Erick (Cuello, no intervalo), Gabriel, Christian (Canobbio, aos 25′ do 2º tempo) e Zapelli (Pablo, no intervalo); Nikão (Fernandinho, aos 13′ do 2º tempo), Di Yorio e Julimar
Técnico: Martín Varini
Cartões amarelos: Gamarra e Cuello
Grêmio: Rafael Cabral; Fábio, Gustavo Martins, Natã e Mayk (Reinaldo, aos 35′ do 2º tempo); Pepê (Ronald, aos 29′ do 2º tempo), Dodi e Edenílson; Nathan (Du Queiroz, aos 29′ do 2º tempo), Monsalve (Aravena, aos 19′ do 2º tempo) e Gustavo Nunes
Técnico: Renato Gaúcho
Gols: Gustavo Martins, aos 17′, e Monsalve, aos 20′ do primeiro tempo