Zagueiro vem para contribuir com a defesa rubro-negra, que é uma das mais vazadas da série B; Veja os números e características do jogador
Juan Aguirre é o novo reforço do Athletico. Vindo sem custos do Atlético Nacional-COL, o zagueiro chega nesta quinta-feira (3) para realizar exames médicos e assinar contrato com o clube rubro-negro. Se apegando nos reforços prometidos pela diretoria, a torcida atleticana espera que o novo zagueiro venha melhorar a defesa do Furacão, que é uma das mais vazadas da série B, com 19 gols tomados. Por isso, a Trétis traz um levantamento dos números do jogador.
Em 2025, Aguirre disputou apenas oito partidas, já que buscava a rescisão contratual com o time colombiano. No segundo semestre de 2024, porém, teve uma sequência como titular, com 20 jogos consecutivos. Nesse período, apresentou os seguintes números:
- 3,2 passes longos por jogo
- 3,4 cortes por jogo
- 61% de aproveitamento nos duelos aéreos
- 1,9 bolas recuperadas por jogo
- 0 erros que resultaram em gol
Aguirre atuava pela direita da defesa, posição atualmente ocupada por Habraão no Athletico. No Nacional, era o responsável pela saída de bola, conectando a defesa com os pontas e alas função que, no elenco rubro-negro, apenas o lateral-esquerdo Lucas Esquivel desempenha com consistência. Com a chegada de Aguirre, o clube ganha essa alternativa também pelo lado direito.
LEIA TAMBÉM:
Ele é o terceiro colombiano contratado nesta janela, após as chegadas de Stiven Mendoza e Kevin Viveros. Com eles, o Athletico passa a contar com seis estrangeiros no elenco junto com Lucas Esquivel, Bruno Zapelli e Kevin Velasco. Tobias Figueiredo e Hayen Palacios, por sua vez, não estão mais nos planos da comissão técnica e não serão relacionados, por isso não entram na soma. O clube ainda negocia a contratação de Gonzalo Plata, do River Plate.