Em noite inspirada, goleiro Mycael evita derrota e garante um ponto fora de casa na luta contra o rebaixamento
O Athletico volta de Santa Catarina com um ponto na bagagem. O Furacão empatou sem gols com o Criciúma neste domingo (22) a noite, fora de casa. A partida válida pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro 2024 foi a sétima seguida sem vitória na competição.
Como fica o Athletico?
Poupando titulares de olho no jogo de quinta pela Sul-Americana, a equipe parecia satisfeita com o empate desde os minutos iniciais. Com o resultado, o rubro-negro chega a 31 pontos, mesmo número de Grêmio e Bragantino. A equipe de Martin Varini mantém a décima terceira posição, com uma vitória a menos que o tricolor gaúcho e saldo de gols melhor que o massa bruta. A distância para o Corinthians – time que abre a zona de rebaixamento – é de apenas três pontos, mas o Athletico tem dois jogos a menos.
Como foi o jogo?
Na primeira etapa, os donos da casa tiveram maior controle do jogo, e criaram as melhores chances. Mycael fez boa defesa em corte de Madson que acabou indo contra o próprio gol, e viu Allano parar na trave. As tentativas atleticanas se limitavam a bolas longas e contra ataques, finalizando apenas uma vez no gol, com Cuello.
O Criciúma continuou a pressionar no segundo tempo, criando chances e arriscando de fora da área, e obrigou Mycael a fazer grandes defesas em arremates de Bolasie e Jhonata Robert. Varini promoveu a entrada de alguns titulares mas o Athletico não conseguia trabalhar jogadas, com muitos passes errados. As únicas chances rubro-negras saíram em contra ataques já nos acréscimos, levando perigo ao gol de Gustavo em finalizações de Christian e Felipinho.
O Furacão volta as atenções para a Copa Sul-Americana, o time vai a El Cilindro em Avellaneda, na Argentina, onde enfrenta o Racing na quinta (26) às 21h30 no jogo de volta das quartas de final. O Athletico tem a vantagem do empate depois de vencer em casa por 1 a 0. Pelo Brasileiro, o próximo desafio é contra o Flamengo, também fora de casa, no domingo (29) às 20h.
Melhor em campo – Mycael. O arqueiro atleticano evitou a derrota negando o ataque carvoeiro. Foram sete defesas que ao todo somaram 1,36 gols esperados (xG).
Pior em campo – Fernando. Entrou para ajudar Esquivel a conter as investidas de Dudu, Claudinho, Newton e Allano, pelo lado direito. Não foi muito eficiente.
Destaque – Esse foi o primeiro zero a zero do Athletico no Brasileirão deste ano. O Furacão tinha empatado sem gols somente duas vezes nessa temporada, as duas pelo estadual, sendo a última em 15 de fevereiro, contra o Operário.
Ficha técnica
Criciúma 0 x 0 Athletico
Campeonato Brasileiro 2024 – 27ª rodada
Data: 22/09/2024 (domingo)
Horário: 20h
Local: Estádio Heriberto Hülse, Criciúma/SC
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Lucio Beiersdorf Flor (RS) e Daniella Coutinho Pinto (BA)
Quarto árbitro: Paulo Henrique De Melo Salmazio (MS)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Criciúma: Gustavo; Dudu (Claudinho), Rodrigo, Tobias Figueiredo e Marcelo Hermes; Newton (Vizeu), Barreto (Ronald), Fellipe Mateus (Jhonata Robert) e Matheusinho; Bolasie e Allano (Arthur Caíke).
Técnico: Cláudio Tencati.
Cartões amarelos: Bolasie e Tobias Figueiredo.
Athletico: Mycael; Madson, Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Gabriel (Felipinho); Praxedes (Erick) e João Cruz (Christian); Cuello, Julimar (Fernando) e Di Yorio (Mastriani).
Técnico: Martín Varini.
Cartões amarelos: Gabriel.