Nikão sofreu lesão no músculo posterior da coxa e Juca Antonello mostra preocupação. Treinador também aguarda situação de Cuello, com dores no joelho
O técnico interino Juca Antonello tem problemas para escalar o Athletico que enfrenta o São Paulo, na próxima quarta-feira (3). Nikão, com lesão no músculo posterior da coxa, não deve ser relacionado, a exemplo de Felipinho, que trata uma hepatite.
Por outro lado, Mastriani e Cuello podem retornar a equipe. O centroavante teve um princípio de lesão e foi preservado da partida contra o Vitória, no último domingo. O caso de Cuello é mais complicado, depende de uma evolução em dores que sente no joelho para jogar.
Antonello, em entrevista coletiva, mostrou preocupação com o cenário do atacante Nikão, que, segundo ele, jogou a partida contra o Cruzeiro já com dores que se tornariam lesão na coxa:
“Nikão comentou já no início da partida passada de uma dor, foi quase até o fim, mas também sentiu e a gente talvez perca ele por um tempo maior.”
Após isso, a preocupação com lesões durante as partidas se intensificou. Mesmo com o jogo ainda aberto em Salvador, Juca sacou o meia Fernandinho e o zagueiro Thiago Heleno no intervalo da partida, para preserva-los. Segundo o treinador, já estava combinado.
Treinador ressaltou atitude dos atletas, que deixaram o gramado em triunfo do Athletico contra o Vitória, por 1 a 0, neste domingo (30):
“Mérito deles de serem conscientes, não serem egoístas e pensarem no grupo. Isso é grupo, ter essa análise crítica de até onde pode ir, e quando não dá mais deixar o companheiro em melhores condições entrar na partida.”
Juca Antonello, em coletiva de imprensa
Lesões preocupam, mas número ainda é baixo
Com a partida deste domingo, o Athletico chegou a nove lesões que impediram jogadores de entrarem em campo, em 2024. Quatro delas, quase metade, são musculares, todas no músculo posterior da coxa.
O goleiro Gabriel Pereira e o lateral-direito Leo Godoy passaram por essa lesão no período de pré-temporada. Thiago Heleno perdeu um mês de recuperação em meio à disputa de Brasileirão e Copa Sul-americana.
Esquivel passou pelo tratamento de pubalgia antes mesmo de estrear pelo Athletico no ano. Canobbio torceu joelho e tornozelo em partida contra o Vasco, na Ligga Arena. Cuello perdeu partidas por dores no joelho no início do mês de julho e voltou a sentir lesão agora. Confira todas as lesões da temporada do Athletico:
- Gabriel Pereira – posterior da coxa
- Godoy – posterior da coxa
- Alex Santana – articulação do joelho
- Esquivel – pubalgia
- Thiago Heleno – posterior da coxa
- Canobbio – torção no joelho
- Cuello – dores no joelho
- Nikão – posterior da coxa
- Mastriani – dores na perna
Na última temporada, o Athletico esteve entre os times com menos lesões no futebol brasileiro, com apenas 33. Mais de 70% dessas lesões foram musculares, e número de desfalques afetou o final do ano, como destacado tanto pelo então CEO de futebol e negócios internacionais, Alexandre Mattos, e pelo treinador da época Wesley Carvalho.