É a segunda vez que Viana rompe ligamento do joelho, lesão que ocorre ao menos duas vezes por temporada no Athletico, nos últimos quatro anos
Uma das mais graves lesões que podem assolar um jogador de futebol ocorreu com mais um atleticano. O centroavante Renan Viana rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho direito em partida pelo Wydad Casablanca-MAR, onde está emprestado pelo Athletico até agosto de 2025.
“Um momento de muita tristeza, dor ,angústia, mas também um momento de muito aprendizado. Nunca estamos preparados para o pior, ou até mesmo para passar por essa lesão. Por mais que estamos sujeitos a isso, nunca acreditamos que vai acontecer conosco. Ainda mais sendo minha segunda vez….” – Renan Viana, em nota
Pela segunda vez na carreira, jogador de apenas 21 anos deve perder um ano completo em recuperação de lesão ligamentar no joelho. Na outra ocasião, se lesionou em clássico contra o Paraná Clube pelo Campeonato Paranaense sub-20.
A última, e única, partida que fez pelo profissional atleticano foi em vitória por 1 a 0 contra o Danubio-URU, pela Copa Sul-Americana, nesta temporada. Viana substituiu Mastriani e atuou por 24 minutos, sem a chance de finalizar ao gol do estádio Centenário.
Após recuperação de primeira lesão, jogador teve problemas com a forma física ao longo do ano e chegou até a ser afastado pelo Athletico. Reintegrado e com melhora aprovada pelo departamento de fisiologia, não conseguiu ter espaço no time profissional e, por isso, foi emprestado ao futebol marroquino.
Pelo Wydad Casablanca,entrou duas vezes em campo, contra o Difaâ Hassani El-Jadidi (vitória por 4 a 1) e contra o Hassania D’Agadir (empate em 1 a 1), sem gols marcados. Viana esteve em campo por 51 minutos no total.
Lesão se tornou comum no Athletico
Nos últimos quatro anos, nove lesões de ligamento do joelho ocorreram com jogadores em contrato com o Athletico. Além de Renan Viana, o volante Kawan (que hoje treina em separado no CT do Caju) também passou duas vezes pelo drama.
Desta sequência foi o primeiro, em 2021, e voltou a lesionar joelho no ano seguinte. Marcelo Cirino também teve mesma lesão duas vezes, mas na primeira ainda era jogador do Chongqing Dangdai-CHI. Das nove lesões, oito ocorreram em jogadores revelados na base do Atheltico, sendo que sete destes estavam em processo de transição ao futebol profissional. Veja lista:
- 2024: Renan Viana
- 2023: Renan Viana, Fernando
- 2022: Julimar, Reinaldo, Kawan, Emersonn, Marcelo Cirino
- 2021: Kawan
O Furacão acumula 15 lesões em seu elenco profissional nesta temporada, número muito abaixo da média no futebol brasileiro. Nos dois últimos anos (2022 e 2023), total chegou a 66 perdas de jogadores por problema clínico.
Além da lesão de Renan Viana, o volante Fernandinho também passou por lesão grave, no músculo adutor da coxa. O nível “4-c” reportado pelo Athletico indica rompimento total da musculatura. Jogador, mesmo assim, deve retornar no prazo mínimo esperado segundo o diretor técnico Paulo Autuori e ainda deve entrar em campo na reta final desta temporada.