Membro do conselho deliberativo garante que Petraglia não teve envolvimento em promessa, mas salienta que "foram investidos os recursos"
“Nós temos que ser campeões brasileiros no próximo ano”. Disse José Lúcio Glomb, em seu discurso de posse do cargo de segundo vice-presidente do Conselho Deliberativo do Athletico, em dezembro de 2023.
Na noite desta terça-feira (16), o presidente do Conselho Administrativo do clube, Mário Celso Petraglia, emitiu comunicado que garantia que o Furacão não havia feito nenhuma promessa de título para o ano de seu centenário.
Procurado pela reportagem, José Lúcio Glomb justificou fala anterior e garantiu que promessa feita não partiu da presidência do clube, mas foi sua visão sobre o que seria a briga do Athletico:
“Quando entramos num campeonato, entramos pra ganhar. Nunca vamos entrar só pra participar. Quando nosso presidente me convidou a fazer parte da gestão, disse “vamos lá Mario, mas temos que ganhar.” Não foi uma promessa do Mário, foi uma declaração minha sobre o que temos que lutar. Não posso fazer uma declaração para ficar no meio da tabela, para lutarmos para não cair. Nossa luta é essa (por títulos). Assim que deve ser entendida a minha declaração.”
José Lúcio Glomb, em contato com a Trétis
Questionado, Glomb ainda explicou parte de frase em que cita que recursos não faltariam para a montagem de um elenco vencedor para a temporada do centenário do Athletico:
“Na minha avaliação o Athletico teve um valor de faturamento bastante importante em 2023, nossa ideia era de que investíssemos. Efetivamente foram investidos os recursos, mas os resultados ainda não vieram.”
O Furacão gastou R$76 milhões na primeira janela de transferências deste ano, com pedidos de Juan Carlos Osorio e a liderança dos executivos Márcio Lara – diretor financeiro – e Rodrigo Gama Monteiro – diretor jurídico.
Janela viu as contratações dos defensores Mateo Gamarra e Leonardo Godoy, do meio campista Felipinho e dos atacantes Romeo Benitez, Lucas Di Yorio, Gonzalo Mastriani e Petterson. Destes, apenas Leo Godoy se tornou titular de maneira absoluta, ainda que contestado e frequentemente substituído.
Glomb ainda fez crítica à postura do torcedor do Athletico após empates consecutivos com gols nos acréscimos. Executivo pede paciência e garante que time está bem na temporada:
“Eu acho interessante que os jogadores são cobrados, em três partidas tomamos o empate no final. A torcida ficou impaciente, o Athletico jogou bem, essa impaciência trouxe um resultado sobre os jogadores. Ser vaiado pela própria torcida ninguém gosta, a torcida deveria incentivar nosso atletas. Temos atletas bons, valorosos, importantes e de alto nível. Esperamos o apoio da torcida. Tem que ter calma, Estamos bem, é só ver nossas posições.” – disse.
Relembre promessas do Athletico
Petraglia, em posicionamento publicado na noite desta terça, garantiu: “Não prometemos nada pelo nosso Centenário […] Prometer que seremos campeões é um ato insano, pois ninguém pode assegurar nada no futebol!”.
Em dezembro de 2023, em reunião que decidiu aclamar Mário Celso Petraglia como presidente do Athletico e empossou novos membros do Conselho Deliberativo, José Lúcio Glomb garantiu: “Nós temos que ser campeões brasileiros no próximo ano. É para isso que vamos brigar. Com força, determinação, raça, e recursos não vão faltar.”
O objetivo de vencer o Campeonato Brasileiro foi reforçado pelo diretor financeiro, e braço direito de Petraglia, Márcio Lara, momentos após o sorteio que definiu o grupo do Athletico na Copa Sul-americana, em 18 de março.
À jornalista Monique Vilella, Lara garantiu: “Priorizaremos, sim, o Brasileiro, que é ideia do centenário.”. Dias após esta fala, o ex-técnico Cuca garantiu que executivo estava “brincando”, e que não havia prioridade.
Em separados ocasiões, o elenco do Athletico externou o “grande sonho” de vencer o Brasileirão. O atacante Pablo, em mais de uma oportunidade, disse que objetivo era realmente possível. Discurso foi endossado por Nikão, em zona mista.
Pelo Brasileiro, o Athletico volta a campo no domingo (21), às 18h30, contra o Bragantino, no Nabi Abi Chedid. O Furacão é oitavo colocado, com 25 pontos somados.