A utilização do jovem Belezi após 250 dias se provou erro crasso. O Athletico duplamente atrás, empatou e entregou no segundo tempo
250 dias depois, o jovem Lucas Belezi saiu dos confins do CT do Caju para protagonizar das mais bizarras atuações do ano de centenário do Athletico. Erros diretos e indiretos geraram gols em partida de primeiro tempo justo (2 a 2) e segundo tenebroso para dar números finas de 5 a 2 ao Corinthians.
A história que o jogo conta se resume no desânimo inicial, a recuperação e o ápice de energia e a apatia comum dos segundos tempos de 2024.
“Entramos num marasmo. Tomamos dois gols de escanteio, mas o time soube reagir. Precisamos muito desse resultado.” – Nikão, ao Premiere
A intenção da primeira etapa era clara para Lucho González: intensidade inicial para virar o clima de apoio da NeoQuimica Arena, como disse em entrevista pré-jogo. Não funcionou. Aos dois minutos Memphis Depay finalizou a primeira. Aos quatro, Matheusinho matou a coruja da gaveta esquerda de Mcyael e abriu o placar. Pressão inicial culminou com Cacá no rebote de Mycael para colocar dois de vantagem.
Cacá fez dois gols da mesma maneira no Athletico neste Campeonato Brasileiro. Um em cada turno.
Mesmo sem se impor, o Athletico vira momento. Em duas bolas na área, assusta Hugo, que nada pôde fazer quando Esquivel entrou bolassa desviada para Nikão às redes. Imposição atleticana tanto não foi real que entre os gols, Yuri Alberto esteve livre na pequena área e só não marcou por ação determinante de Gamarra.
Empate tem a cara de Lucho e Autuori. Simplicidade efetiva. Erick tabela com Nikão, sai frente à frente e pega na veia para encontrar a costura e vencer Hugo Souza.
“Vamos atrás, parem de ficar só olhando” – Lucho, ao longo do primeiro tempo
Começo do segundo tempo exemplifica a roleta russa que era toda ação defensiva de Lucas Belezi. Com o corte fácil, bate com o pé de apoio na bola que sobe e, na batida, jogador acerta com a sola o atacante Memphis Depay. Na batida de falta, Memphis mostra ser extra-classe e encontra a gaveta.
Mais uma vez nas inesperadas ações de Belezi o Corinthians amplia. Zagueiro é batido facilmente por Yuri Alberto que cruza, Gamarra não afasta e Rodrigo Garro bate forte para marcar o quarto corinthiano – pela primeira vez no campeonato.
Já zona do rebaixamento com a vitória – então – parcial do Fluminense, Lucho tentou aumentar volume com Zapelli e Cruz em campo, mas sem sucesso. Completamente na roda, comandados de Lucho fizeram sombra e assistiram o Corinthians cravar o quinto com Yuri Alberto. Ouviu-se o grito de “olé” ecoar e a realidade, agora, é a zona do rebaixamento. Confira sequência de eventos:
- 1° tempo:
- 2′ – Memphis de fora rasteiro – defesa facil
- 4′ – Matheusinho golaço de fora – reclamação de puxão que impede Canobbio de chegar na marcação
- 16′ – Erro de Belezi expõe zaga e permite Yuri Alberto livre pra finalizar. Gamarra salva.
- 17′ – Batida na primeira trave, desvio, defesa de Mycael e Cacá marca no rebote.
- 21′ – Thiago Heleno cabeceia por cima após batida de falta
- 27′ – Nikão cruza, Belezi desvia e Bidu salva
- 29′ – Esquivel Cruz e Nikão cabeceia pro gol
- 39′ – Thiago erra e Yuri Alberto quase marca
- 39′ – Nikão coloca Erick na cara do gol. Golaço
- 42′ – Escanteio batido na segunda, TH cabeceia pro meio, Julimar desvia e chance é perigosa
- 46′ – Cuello perde janela de passe para Esquivel, encontra Julimar que bate travado
- 47′ – Belezi bate mascado após bate rebate em batida de escanteio e Hugo encaixa
- 2° tempo
- 9′ – Depay marca de falta
- 13′ – Julimar frente à frente não finaliza
- 15′ – Athletico transiciona bem, Cuello cruza fechado e Hugo defende
- 19′ – Julimar bate mascado para fácil defesa
- 20′ – Belezi perde no mano a mano contra Yuri Alberto que cruza. Defesa afasta male Garro marca.
- 28′ – Julimar recebe na entrada da área e bate forte para boa defesa de Hugo.
- 33′ – Jogada trabalhada do Corinthians envolveu grande passe de Talles Magno e bela finalização de Yuri Alberto, mal marcado.
Como fica pro Athletico?
Com a derrota, o Athletico é ultrapassado pelo Corinthians e estaciona nos 31 pontos na tabela. O “azar” esteve na vitória do Fluminense no clássico Fla-Flu, que garante a presença do Furacão na zona do rebaixamento. Situação pode piorar até o final da rodada, caso o Vitória vença o Bragantino, no Barradão, neste sábado às 16h, em jogo que pode deixar o rubro-negro na décima oitava posição.
Melhor em campo: Yuri Alberto. Envolvido nas tramas como nove no primeiro tempo, pouco errou, Mais à esquerda no segundo, cria jogada do quarto gol. Marca o quinto após jogadassa coletiva.
Pior em campo: Lucas Belezi. Erra na jogada que causa escanteio que gera segundo gol. Comete falta infantil, batida na gaveta por Memphis. É facilmente batido por Yuri Alberto no lance do quarto gol. Não jogava há 250 dias e não deveria ter jogado.
Destaque: Impossível não ressaltar a infame fala de Lucho, desesperado e a plenos pulmões, na beira do gramado: “vamos atrás! Parem de ficar só olhando!”
Ficha técnica de Corinthians x Athletico
- Corinthians 5 x 2 Athletico
- 17/10/2024 – 20h
- NeoQuimica Arena
- Público total: 44.116
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa) – GO
- Auxiliares: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA) – GO e Leone Carvalho Rocha – GO
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro – RN
- Gols: Matheusinho (4′), Cacá (17′), Nikão (29′), Erick (39′), Depay (9′), Rodrigo Garro (65′) e Yuri Alberto (78′).
- Assistências: Rodrigo Garro (4′) e Talles Magno (65′).
- Cartões: Thiago Heleno (24′), Memphis Depay (24′), Julimar (44′), Martinez (45′ + 3′), Lucas Belezi (53′), Yuri Alberto (58′)
- Escalação do Athletico: Mycael, Lucas Belezi, Thiago Heleno e Gamarra; Cuello, Erick, Gabriel (João Cruz) e Esquivel; Nikão (Zapelli), Canobbio (Julimar) e Pablo.
- Escalação do Corinthians: Hugo Souza, Matheusinho, André Ramalho, Cacá e Matheus Bidu; José Martinez (Charles), Carrillo (Coronado), Bidon (Romero) e Garro (Raniele); Memphis (Talles Magno) e Yuri Alberto.