Martin Varini comanda primeiro treino no Athletico; veja formação utilizada

Compartilhe

Uruguaio indica manter, no Athletico, as ideias implementadas em seu último trabalho, pelo Defensor-URU

O recém-chegado novo comandante do Athletico, Martin Varini, fez seu primeiro treino à frente da equipe nesta quinta-feira (11), de olho na próxima partida, válida pela volta da terceira fase da Copa do Brasil, contra o Ypiranga, que acontece neste sábado (13), às 18h, na Arena da Baixada.

Em seu primeiro treino, o uruguaio utilizou apenas os jogadores que não foram titulares na derrota para o Bahia por 3 a 1, em casa, na noite anterior. Nessa atividade, a informação obtida pela Trétis é de que Varini testou uma formação diferente da que vem sendo utilizada no Athletico: um 3-2-5 posicional na fase ofensiva, com Esquível cumprindo a função de zagueiro, e transicionando para um 4-1-4-1 na fase defensiva.

Martin Varini comanda primeiro treino no Athletico
Martin Varini comanda primeiro treino no Athletico. Foto: Gustavo Oliveira/Athletico

Essa era exatamente a mesma tática utilizada pelo treinador em sua passagem pelo Defensor. Por lá, o O lateral direito Rodríguez atuava como meio-campista, jogando por dentro junto com o camisa 5. Com essa formação assimétrica, Varini fazia com que o camisa 10 e os pontas ficassem próximos ao ataque, prontos para receber a bola perto da área. Essa formação também potencializa os jogadores de canto de campo, como Julimar, Cuello e Nikão, já que poderão receber em condição de 1 contra 1.

Outra característica muito usada pelo treinador uruguaio é um camisa nove muito participativo do jogo, de costas para o gol e pronto para fazer o pivô. Com essa ideia, é possível que Pablo seja mesmo o titular da posição. No Defensor, o encarregado dessa função era Rivero, que participou de 18 gols em 24 partidas com Varini, sendo 14 bolas na rede e 4 assistências.

Na defesa, a ideia é uma linha bem postada e armada para o contra-ataque. Sem pressionar muito alto, a ideia é que os pontas ajudem na marcação e também estejam atentos para os espaços no contra-ataque.

Varini assume o comando do Athletico em sexto colocado no Brasileirão, com o desafio de levar o clube à Libertadores em 2025. Pela Copa do Brasil, será necessário bater o Ypiranga em casa por 2 ou mais gols se quiser avançar de fase. Pela Sul-Americana, o embate será contra o Cerro Porteño, pelos playoffs das oitavas de final.

Veja também