Campeão paranaense e continental pelo Furacão, Autuori retorna para sua terceira passagem no rubro-negro
O Athletico anunciou na última quarta-feira (30) a volta do dirigente Paulo Autuori. Executivo chega a sua terceira passagem pelo departamento de futebol do Furacão e já atua internamente, até com o pedido de reformulação no departamento de futebol. Quase 20 profissionais foram demitidos.
Campeão pelo Athletico pela última vez em 2021, com a Copa Sul-Americana, Autuori também participou da conquista do Campeonato Paranaense de 2016 e montou base do time que venceu a Sula em 2018 e a Copa do Brasil em 2019. Em ambas as passagens (2016-2017 e 2020-2022), Autuori pediu demissão.
Na atual temporada, trabalhou no Cruzeiro e no Coritiba. O diretor se despediu da Raposa após venda da SAF, que passou a ser comandada por Pedro Lourenço, dono da rede de supermercados BH. No Coritiba, deixou o trabalho após a demissão do treinador Fábio Matias, depois de derrota por 4 a 0 contra o Santos.
Relembre passagens de Autuori no Athletico
Em 2016 quando chegou pela primeira vez ao Athletico, Paulo Autuori assumiu o comando da equipe principal, Naquele ano, conquistou o Campeonato Paranaense, após sete anos e terminou o Campeonato Brasileiro em sexto lugar classificando o rubro-negro para a Libertadores.
Autuori desempenhou o papel de gestor técnico no CAT Caju até a demissão do então treinador Eduardo Baptista, em meio à disputa das oitavas de final da Copa Libertadores daquele ano. Executivo, na época, não concordou com a decisão do clube de liberar Baptista após a disputa de apenas 13 jogos.
Nesta primeira passagem Autuori teve duas partidas marcantes, as finais do Campeonato Paranaense, onde o Athletico venceu os dois jogos diante do rival Coritiba com gols de Thiago Heleno, Hernani e Ewandro na Arena da Baixada e Walter e Ewandro indo as redes no Couto Pereira.
Em sua segunda passagem pelo clube (2020-2022), Paulo Autuori assumiu como treinador em situação delicada. Na virada do turno do Brasileirão 2020-21, o Athletico ocupava a zona do rebaixamento. Após melhora na produção, time brigou por vaga para a Libertadores, mas ficou apenas classificado à Sul-americana. Neste período, lançou Antonio Oliveira como auxiliar técnico. Português viria a assumir o comando na temporada 2021.
Como diretor técnico, fez parte do bicampeonato da Copa Sul-americana de 2021 e do vice-campeonato da Copa do Brasil daquele ano. Mesmo em cargo diretivo, assumiu a beira de campo do Athletico após a demissão de Oliveira em eliminação nas semifinais do Campeonato Paranaense.
Autuori comandou a equipe na disputa da semifinal da Sul-Americana, contra o Peñarol. Na ocasião, o rubro-negro venceu por 2 a 1 tanto em Montevidéu, quanto em Curitiba.
O zagueiro Thiago Heleno e o ponta Nikão são remanescentes das duas passagens de Autuori. Jogadores estavam a sua disposição em 2016 e em 2021, mesmo ano em que trabalhou com Christian e Erick.